Preparação dos Manuscritos

Preparação dos Manuscritos (top) (template)

Por favor, observe os seguintes itens para a preparação dos manuscritos. Artigos não-conforme estreitamente com as instruções a seguir poderão ser devolvidos aos autores para uma revisão apropriada ou sofrer um atraso significativo no processo de revisão.

Legibilidade: Os manuscritos devem ser escritos em Português (ou Inglês Americano ou Britânico) claro, conciso e gramaticalmente correto. Os editores não assumem qualquer responsabilidade frente à revisão de artigos que mostrem reduzido nível em termos de clareza, gramaticais e que estejam em desacordo com a norma culta da língua escolhida. Todo artigo deverá estar livre de jargões desnecessários e mostrar-se compreensível para qualquer especialista da área relacionada. O Resumo deverá ser escrito em um estilo explanatório e claro o suficiente permitindo que leitores não-especialistas compreendam claramente o que será abordado no manuscrito.

Formato Geral: o artigo completo deverá ser redigido preferencialmente no formato RTF ( Rich Text Format) empregando arquivos compatíveis com o MS-Word (MS-Word 2003 ou MS-Word 2007) ou Br.Office (.odt). Tamanho da página: A4; margens: 2 cm de cada lado; espaçamento: simples; tipo de fonte: Arial; tamanho: texto = 11, subitens, título, autores, endereços, etc., consultar template, pois apresentam tamanhos variados. Cabeçalhos e rodapés devem permanecer inalterados, pois serão posteriormente atualizados e preenchidos pelos editores do Periódico. Por favor, consulte as normas para publicação para informações precisas de todas as categorias (artigos originais, de revisão, notas técnicas, etc.) no tocante ao número de páginas e demais caraterísticas pertinentes a cada categoria. Um único arquivo com o manuscrito completo deverá, então, ser submetido para o Periódico Tchê Química através de e-mail. O Periódico não aceita submissão de artigos em nenhum outro formato de texto que não os mencionados acima.

A ordem dos itens presentes no manuscrito deverão estar em conformidade com os itens a seguir: Título, Autor (es), Resumo, Palavras-chave, Texto principal (introdução, revisão da literatura, definições (caso houver), materiais e métodos, resultados e discussão e conclusões),  agradecimentos (caso houver), referências, apêndices (caso houver). Essa estrutura do texto principal não é obrigatória, mas o artigo deverá logicamente apresentado. Notas de rodapé devem ser evitadas. O texto principal deve ser escrito usando tamanho da fonte (arial) igual a 11 e parágrafo justificado. Dentro de cada seção principal, as subseções devem ser escritas em negrito, negrito e itálico e itálico, respectivamente conforme o template. 

O manuscrito deve conter o texto completo, explicações, figuras e tabelas de acordo com as seguintes regras (todas as regras aqui descritas podem ser mais facilmente visualizadas no template do Periódico): 

 

A primeira página do material deverá estar em conformidade com as seguintes regras: (top)

 

Título: o título deverá ser escrito tanto em Português quanto em Inglês (em caso de necessidade, os editores do Periódico poderão fornecer a tradução do título para aqueles que o Português não é a primeira língua.). Deve ser breve e informativo. O título deve refletir os aspectos mais importantes do artigo, preferencialmente em uma forma concisa que não apresente mais de 100 caracteres e espaços. Tamanho da fonte 12, todo em letras maiúsculas, centralizado.

Linha auxiliar: Nomes dos autores (arial, tamanho 12, centralizado, sobrenome em letras maiúsculas separado por vírgula do nome com iniciais maiúsculas – tal qual o nome aparece em citações bibliográficas). No caso de 2 (dois) ou mais autores, redigir o nome de todos na mesma linha separados por ponto-e-vírgula. Indicar o autor correspondente através de um asterisco (*) sobrescrito. Após o nome de cada autor, inserir numeração sobrescrita consecutiva (1, 2, 3, etc.) para autores de diferentes instituições. Os endereços completos (incluindo número de telefone e fax) dos autores devem ser redigidos (arial, tamanho 10, centralizado) e agrupados por instituição. O autor correspondente deve ser aquele encarregado do envio do artigo através de e-mail, que deverá ser escrito (somente um endereço de e-mail) ao lado de um asterisco (*), centralizado (arial, tamanho 10, itálico), após os endereços de todos os autores.

Resumo: o resumo deverá ser escrito tanto em Português quanto em Inglês – Abstract - (em caso de necessidade, os editores do Periódico poderão fornecer a tradução do resumo para aqueles que o Português não é a primeira língua.). Exigido para todos os manuscritos, deverá apresentar o problema (assunto do manuscrito), os principais resultados e as conclusões de maneira resumida. O resumo deve ser auto-explicativo, preferivelmente redigido em um parágrafo e limitado ao máximo de 200 palavras. Não deverá apresentar fórmulas, referências ou abreviações. A palavra RESUMO deve ser escrita em letra Arial,  tamanho 12, todas letras maiúsculas, negrito, alinhado a esquerda. O resumo propriamente dito deverá ser escrito em parágrafo justificado, arial, tamanho 10.
 
Palavras-chave: as palavras-chave deverão ser escritas em Português quanto em Inglês – Keywords -  (em caso de necessidade, os editores do Periódico poderão fornecer a tradução das palavras-chave para aqueles que o Português não é a primeira língua.). Deverão ser escritas, no máximo, 5 (cinco) palavras-chave, não incluindo palavras que apareçam no título do trabalho. As palavras-chave devem ser fornecidas indicando o escopo do artigo. A palavra Palavras-chave deve ser escrita em letra Arial,  tamanho 10, inicial maiúscula, negrito, alinhado a esquerda. As palavras-chave propriamente ditas deverão ser escritas com letra, arial, tamanho 10, itálico.

Os autores deverão incluir listas de abreviações e nomenclatura, quando necessário.

 

A parte do texto principal do material deverá estar em conformidade com as seguintes regras: (top)

As palavras Introdução, materiais e métodos (ou parte experimental), resultados e discussão conclusões, Agradecimentos e Referências deverão ser escritas, em arial, tamanho 12, alinhadas a esquerda, em letras maiúsculas.

Introdução: A introdução deve apresentar o problema, as razões para a realização do trabalho, as hipóteses ou previsões que estão sendo consideradas e um histórico de maneira clara e compreensível. Não deverá conter equações ou notações matemáticas. Deverá constar uma breve pesquisa da literatura que seja relevante ao trabalho de modo que um leitor não-especialista possa compreender o significado dos resultados apresentados.

Materiais e métodos: Deverão ser fornecidos detalhes suficientes que permitam a repetição do trabalho experimental. A descrição técnica dos métodos deverá ser dada quando se tratar de metodologia nova. 

Resultados e Discussão: Os resultados deverão ser apresentados de maneira concisa juntamente com uma breve discussão. Se possível, comparar os resultados no contexto de outros trabalhos já realizados e previsões teóricas.

Conclusões: Deverá apresentar , resumidamente, os dados discutidos em Resultados e Discussão mostrando a relevância do trabalho e quão diferente ou inovador a pesquisa é frente a outros trabalhos já publicados. Ainda, deverão ser destacados os benefícios e melhorias que podem ser observados para o desenvolvimento de novos padrões científicos que possam mudar algo na área relacionada.

Agradecimentos (caso houver): Deverão aparecer antes das Referências e poderão incluir informações referentes a apoios financeiros de empresas e/ou órgãos de fomento à pesquisa.

Referências: As referências deverão ser citadas no estilo Harvard (Autor, ano). Alternativamente, o sobrenome do autor poderá ser usado seguido do ano da publicação entre parênteses. Cite apenas fontes de pesquisa essenciais, evitando, dessa forma, a citação de materiais não-publicados. Referências de artigos “in press” devem significar que o artigo foi aceito para publicação. No final do artigo deverá constar uma lista das referências em ordem alfabética pelo último nome do primeiro autor. Por favor, listar apenas as referências citadas no texto. A lista deverá apresentar números consecutivos (automaticamente selecionados). Vide template, em caso de dúvida.

 

Referências  (top)

Revistas

Será utilizada a abreviatura da revista como definida no Chemical Abstracts Service Source Index (ver http://www.cas.org/sent.html). Caso a abreviatura autorizada de uma determinada revista não puder ser localizada e não for óbvio como o título deve ser abreviado, deve-se citar o título completo.

1. Varma, R. S.; Singh, A. P.; J. Indian Chem. Soc. 1990, 67, 518.

2. No caso especial da revista citada não ser de fácil acesso, é recomendado citar o seu número de Chemical Abstract, como segue:

Provstyanoi, M. V.; Logachev, E. V.; Kochergin, P. M.; Beilis, Y. I.; Izv. Vyssh. Uchebn. Zadev.; Khim. Khim. Tekhnol. 1976, 19, 708. (CA 85:78051s).

3. Caso o trabalho tenha doi, mas não a referência completa, citar doi da seguinte maneira:

Vidotti, M.; Silva, M. R.; Salvador, R. P.; de Torresi, S. I. C.; Dall'Antonia, L. H.; Electrochimica Acta (2007), doi:10.1016/j.electacta.2007.11.029.

É recomendado o uso de referências compostas na medida do possível, em lugar de uma lista de referências individuais. O estilo das referências compostas é o seguinte:

4. Varela, H.; Torresi, R. M.; J. Electrochem. Soc. 2000, 147, 665; Lemos, T. L. G.; Andrade, C. H. S.; Guimarães, A. M.; Wolter-Filho, W.; Braz-Filho, R.; J. Braz. Chem. Soc. 1996, 7, 123; Ângelo, A. C. D.; de Souza, A.; Morgon, N. H.; Sambrano, J. R.; Quim. Nova 2001, 24, 473.

Patentes:

Devem ser identificadas da seguinte forma (na medida do possível, o número do Chemical Abstracts deve ser informado entre parênteses).

5. Hashiba, I.; Ando, Y.; Kawakami, I.; Sakota, R.; Nagano, K.; Mori, T.; Jpn. Kokai Tokkyo Koho 79 73,771 1979. (CA 91:P193174v)

6. Kadin, S.B.; US pat. 4,730,004 1988. (CA 110:P23729y)

7. Eberlin, M. N.; Mendes, M. A.; Sparrapan, R.; Kotiaho, T. Br PI 9.604.468-3, 1999.

Livros:

com editor(es):

8. Regitz, M. Em Multiple Bonds and Low Coordination in Phosphorus Chemistry; Regitz, M.; Scherer, O. J., eds.; Georg Thieme Verlag: Stuttgart, 1990, cap. 2. 
 
sem editor(es):

9. Cotton, F.A.: Wilkinson, G.; Advanced Inorganic Chemistry, 5th ed., Wiley: New York, 1988.
 Programas de computação (Softwares):

 10. Sheldrick, G. M.; SHELXL-93; Program for Crystal Structure Refinement; Universidade de Göttingen, Alemanha, 1993. 
 
Teses:

11. Velandia, J. R.; Tese de Doutorado, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Brasil, 1997. 
 
Material apresentado em Congressos
 
12. Ferreira, A. B; Brito, S. L.; Resumos da 20a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, Poços de Caldas, Brasil, 1998. 
 
Páginas Internet:

 http://www.sbq.org.br/jbcs, acessada em Junho 2001. 
 
Material não-publicado:

Para material aceito para publicação: Magalhães, U. H.; J. Braz. Chem. Soc., no prelo.

Para material submetido, mas ainda não aceito: Magalhães, U. H.; J. Braz. Chem. Soc., submetido.

Para trabalho não-publicado ou comunicação pessoal: Magalhães, U. H.; trabalho não- publicado ou Magalhães, U. H., comunicação pessoal.

Os resultados não publicados só poderão ser citados com a permissão explícita das pessoas envolvidas na sua obtenção.

Os autores devem procurar seguir, sempre que possível, as normas recomendadas pela IUPAC, inclusive o Sistema Internacional de Unidades. Sobre a nomenclatura de compostos, (orgânicos e inorgânicos) já há traduções para a língua portuguesa publicadas em diferentes meios. Quanto aos Símbolos e Terminologias, onde não há tradução, espera-se que adaptação seja feita pelos autores, criando então, paulatinamente, um conjunto de normas em português.

Figuras:  O número de figuras (incluindo gráficos, diagramas, etc.) não deverá ser superior a 10 e deverão ser submetidas nos formatos JPG ou PNG. Todas as fotografias, gráficos e diagramas deverão ser numerados consecutivamente (por exemplo, Figura 1) na ordem em que são mencionadas no texto. O título (palavra Figura) deverá aparecer abaixo da figura (arial, tamanho 11, negrito e itálico e arial, tamanho 11, itálico para o texto explicativo da figura, a legenda) e deverá ser suficientemente detalhada permitindo, dessa forma, total compreensão sem o auxílio do texto. As figuras devem apresentar boa qualidade e estarem, preferencialmente, em preto e branco (figuras coloridas estarão presentes na versão online do Periódico para download gratuito, mas as cópias que serão remetidas para algumas bibliotecas serão impressas em preto e branco). Figuras escaneadas devem apresentar uma resolução de 800 dpi/bitmap. Diagramas contendo estruturas químicas deverão ser de alta qualidade gráfica e sempre do mesmo tamanho, permitindo assim que sejam reduzidos de maneira uniforme.  Todas as figuras deverão ter uma largura máxima de uma coluna do Periódico (8,5 cm) para serem inseridas no corpo do texto fazendo com que se apliquem aos padrões do Periódico. Se as figuras excederem 8,5 cm, serão inseridas no final do artigo. Em determinadas situações, poder-se-á solicitar aos autores que submetam cada figura também como um arquivo de imagem em um dos seguintes formatos: JPG ou PNG. Para figuras, gráficos, diagramas, tabelas, etc., idênticas a um material já publicado na literatura, os autores ficam encarregados da obtenção de permissão para publicação frente a empresas ou sociedades científicas que detenham os direitos autorais e do envio para os editores do Periódico Tchê Química juntamente com a versão final do manuscrito.

Tabelas: As tabelas deverão ser auto-explicativas. Devem ser mencionadas no texto, numeradas consecutivamente (por exemplo, Tabela 1) e acompanhadas pelo título (que deverá estar acima da tabela, Arial, tamanho 11, negrito e itálico e Arial, tamanho 11, itálico para a legenda da tabela). Todas as tabelas deverão estar inseridas no texto. Não reduzir tabelas grandes que não possam caber dentro das margens da página.

Expressões matemáticas: Evitar equações muito grandes que venham a necessitar de diversas linhas. Para a edição das equações, recomenda-se o uso do Editor de Equações do MS-Word. Os índices sobrescritos e subscritos deverão estar claros. Insira somente aquelas expressões matemáticas que tem que ser numeradas para referências futura ou que precisam ser enfatizadas. Numere as equações de maneira consecutiva no decorrer do texto. Os números deverão ser inseridos entre parênteses e alinhados a direita da equação (por exemplo, Eq. 1).

Material suplementar: Qualquer material suplementar (figuras extras, tabelas, diagramas, etc.) deverão ser inseridas ao final do manuscrito e nitidamente indicadas como tal. Um arquivo no formato PDF incluindo o material suplementar deverá ser submetido aos editores do PTQ.

Os editores-chefe do Periódico Tchê Química, a qualquer momento do processo de edição, podem requisitar aos autores uma fragmentação do manuscrito, apresentando-o como material suplementar.